O Hobbit por J.R.R. Tolkien

dezembro 16, 2013

Numa toca no chão vivia um hobbit.

TÍTULO ORIGINAL: The Hobbit
EDITORA: Wmf Martins Fontes
ISBN: 9788578276225
ANO: 2012
PÁGINAS: 296

RESENHA: Publicado originalmente em 1937, O Hobbit é meu primeiro contato com a escrita de J.R.R. Tolkien. Sim, antes tarde do que nunca, mas, deixe-me explicar, pois eu estava apenas esperando o momento certo, a fase certa e a única coisa da qual me arrependo é a de não ter ainda a Trilogia O Senhor do Anéis em mãos, pois eu adorei... Tudo!

Nesse livro acompanhamos a história de Bilbo Bolseiro que tinha uma vida confortável em sua espaçosa toca no alto de uma colina no Condado até Gandalf convidá-lo para viver uma grande aventura. Assim, ao lado de 13 anões o curioso hobbit precisará recuperar o tesouro roubado pelo terrível dragão Smaug.

Minha armadura é como dez camadas de escudos, meu dentes são espadas, minhas garras, lanças, o choque de minha cauda é como um raio, minhas asas, como um furacão, e minhas respiração é a morte!

Creio que falar um pouco além sobre a história não seria necessário e nem mesmo recomendado, a primeira parte do livro não foi nenhuma surpresa para mim, assim como não será para os que já assistiram ao primeiro filme dirigido por Peter Jackson, pois foi bastante fiel a história. Com um início que caminhou tranquilo, vamos pegando alguma coisinha aqui ou ali sobre as quais não tínhamos alguma explicação ainda, para logo após ser substituído por uma leitura mais acelerada devido a curiosidade pelos acontecimentos.

As águias desceram rápidas para o topo da rocha, uma a uma, e apearam seus passageiros.
- Boa viagem! - gritaram elas -, por onde quer que viajem antes que seus ninhos os recebam no fim do caminho! - é a coisa coisa educada que se deve dizer entre as águias.
- Que o vento sob as suas asas possa levá-las para onde o sol navega e as lua caminha - respondeu Gandalf, que sabia a reposta correta.

O narrador se faz presente em todos os momentos, falando com o leitor de maneira direta. Sem contar, as músicas que retratam as diferentes culturas, nos contam histórias de tempos passados e retratam o momento presente da narrativa, nos fazendo lembrar que o livro é também destinado a um público mais jovem. O Hobbit é como as histórias contadas antes de dormir, ou ao redor de uma fogueira. Sem dúvidas, um toque especial!

(...) Estradas sempre em frente vão
Sob nuvens e estrelas a passar,
Mas os pés que percorrem os caminhos
Um dia para casa vão voltar.
Os olhos que fogo e espada conheceram
E em antros de pedra horror pungente,
Um dia verdes prados recontemplam
E as colinas e as matas de sua gente.

Não é nenhum mistério a grandiosidade da mente de J.R.R. Tolkien, eu pontuaria todos os livros acima de 4, 4.5... Não tenham dúvidas.

Agora, para dizer que somente elogiei rsrs apenas não apreciei a resolução de certos acontecimentos, foi tudo construído grandiosamente que você espera por um clímax épico quando na verdade acabam sendo resolvidos em meia página. Contudo, levando em conta todo o mundo criado pelo autor, não tem como não se encantar, é um trabalho de gênio e não vejo a hora de poder conferir o segundo filme e ver o resultado concretizado na tela de um cinema. Recomendo!

(...) Quem é você e de onde vem, se me permite perguntar?
- Permito, é claro! Eu venho de baixo da colina, e sob as colinas e sobre as colinas meus caminhos conduziam. E através do ar. Sou o que caminha sem ser visto.
NOTA: 4,5 de 5,0 

You Might Also Like

5 comentários

  1. Ameiiiiiii sua Resenha!
    To namorando o Hobbit já faz um tempo para ler! Quero ler antes do último filme! haha
    Beijos
    PS: Resenha: Quero ser seu - Bella Andre
    http://overdoselite.blogspot.com.br/2013/10/resenha-quero-ser-seu-de-amigos-amantes.html?spref=bl

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Passando para desejar um Maravilhoso Natal e muito Sucesso!
      Beijos
      PS:Nova Parceria do Blog Overdose Literária com a Autora A. C. Meyer!!
      http://overdoselite.blogspot.com.br/2013/12/nova-parceria-do-blog-overdose.html

      Excluir
    2. Olá Paula! Muito obrigada pela lembrança... O Hobbit foi uma caso de longo tempo ahsuahsuuashu... Bjs!

      Excluir
  2. Eu li ano passado *--*
    Amo Tolkien e como tinha visto os filmes [nesse caso fiz o caminho contrário], queria mto ler o livro, apesar das diferenças gritantes, curti ambos... a linguagem fluiu tão bem... essa é a capa que acho mais bonita, mas a minha tbm é hehehe
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aí se eu pudesse terias todas as edições, uma é mais linda que a outra rsrs...

      Excluir