5 livros para se ler no Dia Internacional do Gato

agosto 08, 2015


Calma aí! Antes que me atirem pedras, existe uma pequena confusão com relação ao Dia do Gato. Uns comemoram no dia 17/02, outros em 08/08 e os donos comemoram todos os dias, eu me incluo nesse último grupo. Mas vamos explicar as datas primeiro...

A comemoração no dia 17 de fevereiro começou na Itália através de uma organização de defesas dos animais para defender os felinos contra perseguições e promover suas adoções. Eis que em 2002 a IFAW escolheu o dia 08 de agosto para o World Cat-Day. Ainda, no dia 20 de fevereiro também se é comemorado o dia dos gatos em muitos países da Europa. Vai entender?

Então, quem acompanha o blog deve ter percebido que uma vez ou outra meu peludinho amarelo e metido a Rei Leão aparece nas fotos por aqui, ele é quase um mascote pois sempre está no meio aos meus livros e fazendo companhia nos momentos em que eu escrevo as postagens, nada mais justo que houvesse um 05 livros para se ler especialmente para os felinos. 


A rotina da pacata cidade de Spencer, Iowa, Estados Unidos, se transforma após Dewey, um gato, ser encontrado na Biblioteca Pública. A diretora da Biblioteca, que achou o gatinho na caixa de devolução, resolve contar a história e lança o livro, Dewey, um gato entre livros. O livro escrito por Vicki Myron, com colaboração de Bret Witter é a história real de um gato que fez da biblioteca - e da cidade de Spencer- sua casa e de seus habitantes, os melhores amigos.

Já posso pegar uma caixa de lenços, a maior que eu encontrar, e o chá mais calmante que eu tiver em casa? Simba vem cá que eu preciso te abraçar!



Em Um Livro Azedo, o bichano vai mostrar que ser azedo não é um talento que vem de berço; qualquer um, com muito treino e determinação, pode desenvolver. O leitor vai conhecer a breve história do Gato (incluindo todos os sonhos que ele já arruinou), descobrir os bons motivos para odiar cachorros (e pessoas!) e praticar o mau humor. 

Depois do excesso de fofura e choro gratuito, vamos praticar a arte de ser azedo e fofo ao mesmo tempo, com o Grumpy Cat que já viveu sete vidas, sendo esta a pior de todas.

Fãs de felinos vão se divertir com os versos criativos e irônicos de Eu poderia fazer xixi aqui. Simulando o ponto de vista de um gato, Francesco Marciuliano destrincha, com muito humor, o comportamento do animal para os humanos. Com títulos como 'Quem é este no seu colo?' e 'Esta é minha cadeira', os poemas capturam com perfeição o comportamento ambíguo e surpreendente do gato com o dono, com a casa e com outros animais. Ilustrado com fotos de gatos de estimação do autor, o livro figurou nas principais listas norte-americanas dos mais vendidos por mais de um ano e vendeu mais de 400 mil cópias no país.

Agora, se você gosta de poemas e gatos, tem livro para você também. Eu poderia fazer xixi aqui é uma dose alta de fofura, daqueles capaz de nos fazer para se vomitar um arco íris.


Ferrugem se contorceu e gritou, tentando escapar do agressor que se colocara às suas costas e o prendera com garras incrivelmente afiadas. Sentiu no pescoço os dentes pontudos. Ao longo de gerações, quatro clãs de gatos selvagens dividiram o território da floresta de acordo com as leis prescritas por seus ancestrais. Mas os gatos do Clã do Trovão correm sério perigo porque o malévolo Clã das Sombras se fortalece a cada dia. No meio dessa turbulência, aparece um “gatinho de gente”, Ferrugem, que pode vir a se tornar o mais valente de todos os guerreiros.

Agora, para nós que adoramos fantasia, tem livro com gato protagonista: sim! Gatos Guerreiros já possui um público fiel de fãs e pelo pouco que pesquisei promete ser uma grande aventura para qualquer idade.

Através de um Buraco de Minhoca – túnel dimensional que interliga dois mundos – localizado no Parque do Trianon, São Paulo, surge um viajante felino movido por uma única e importantíssima missão: a busca por uma lendária ampulheta. Escondida em algum local inóspito da cidade, a relíquia é a única capaz de salvar Marshmallow, terra do Príncipe Gato, que está à beira da destruição. No entanto, parece que ele não foi o único a atravessar o portal. Seres malignos irromperam das barreiras e logo declararam uma caçada voraz, com objetivos mais sombrios...Além de seus perseguidores, o gato luta contra seu maior inimigo: o Tempo. É preciso encontrar o objeto antes que seja tarde e seu mundo esteja para sempre perdido. Contudo, ele não estará sozinho nesta empreitada e poderá contar com a ajuda de seus fiéis companheiros. Fascinante, angustiante e até mesmo engraçada, a estória retrata os mistérios jamais desvendados da cidade paulistana, com um toque de magia e esperança. 

Não disse que havia livros onde os gatos são protagonistas? A trilogia O Príncipe Gato, é mais uma prova.

Então, o que você está esperando para curtir essas história ao lado de um felino? O Simba, hoje promovido oficialmente o mascote do blog, aprova!


Confira o blog em outras redes sociais:
Instagram /// Twitter /// Facebook /// Bloglovin /// Goodreads /// Skoob

You Might Also Like

0 comentários