República de Ladrões (Nobres Vigaristas #03) escrito por Scott Lynch

dezembro 21, 2015

Essa é a resenha sobre o terceiro livro de uma série, mas não te preocupa, pois não há spoilers dos livros anteriores! 


Vou lhe dar uma pequena profecia, Locke Lamora, do melhor modo que eu vi. Três coisas você deve tomar e três coisas você deve perder antes de morrer: uma chave, uma coroa e uma criança. – Paciência puxou o capuz por cima da cabeça. – Você vai morrer quando cair uma chuva de prata.

Sejam bem-vindos queridos leitores, eis a chegada do terceiro ato da ilustre história dos Nobres Vigaristas. Locke Lamora se encontra mais uma vez à beira da morte, enquanto Jean Tannen tenta desesperadamente buscar um alquimista que possa curar seu amigo em Lashane. Contudo, é nesse momento crucial, quando todas as esperanças parecem se dissolverem ainda mais a medida que a vida do nosso querido protagonista se esvai, que a ajuda chega através de que alguém que todos menos esperavam, mas se você está pensando que tudo não passou de um golpe de sorte, fique sabendo que é apenas mais uma grande dívida a ser paga. Não podemos esquecer do que nos foi falado no primeiro livro As Mentiras de Locke Lamora: achamos que os deuses o estão poupando para uma morte realmente grandiosa. Algo com facas e ferro incandescentes e cinquenta mil espectadores aplaudindo.

– Bom, você gostaria que eu intervisse antes que seus dentes sejam arrancados a socos ou isso faz parte do plano?
– Se eu estiver certo, você não vai precisar. Se eu estiver errado, concedo-lhe licença plena para um “eu avisei” quando eu estiver consciente outra vez, com um acréscimo de “seu escroto idiota”, de você quiser.

Embora o preço da dívida possa ser alto, as circunstâncias são tentadoras demais e é assim que de volta ao serviço, Locke e Jean chegam a cidade de Kartane a fim de trabalharem para seus arqui-inimigos, os Magos-Servidores, em uma disputa política envolvendo muito trabalho sujo. Em A República de Ladrões, além acompanharmos toda a manipulação dos votos, no partido opositor ao nosso Nobre Vigarista, conhecemos Sabeta Belacoro, a menina dos olhos de Locke, por quem nosso protagonista se encontrar profundamente apaixonado desde a sua infância, uma mulher inteligente de mente afiada, cujas habilidades criminosas se iguala ao do protagonista.


Ah, senhores! O terceiro livro da série foi rápido, de uma maneira boa, muito boa! Scott Lynch a todo o instante te instiga a continuar lendo até o final sem parar, ele acertou de mão cheia tudo o que falar nesse momento da história, costurou algumas pontas para nos mostrar que haviam outras soltas e escondidas, como, por exemplo, o misterioso passado de Locke Lamora e o seu verdadeiro nome.


Até agora, não é nenhum mistério que para mim os personagens são carismáticos, Locke e Jean Tannen nos divertem, ao mesmo tempo que nos deixam apreensivos com relação aos seus destinos. A opção do autor de paralelamente nos contar sobre determinados fatos envolvendo o passado dos personagens faz com que criemos uma empatia direta com os Nobres Vigaristas e também nos devolve as figuras de alguns personagens que já não fazem parte diretamente da trama. Dessa vez acompanhamos a adolescência dos rapazes, e com isso você pode ter certeza de que eles estão com os hormônios a flor da pele e ainda mais impossíveis. Padre Correntes, o mentor desse grupo, que o diga...

Aqui está um cavalo orgulhoso e um falcão treinado e valente,
Mas o que você deve ver mesmo é este pinto excelente!

– Onde você aprendeu isso?! - gritou Correntes.
Caldo explodiu num ataque de risos, mas Galdo continuou a canção com uma expressão impassível:
Alguns pintos acordam cedo e alguns crescem bastante
Mas o pinto em questão trabalha mais que o restante!
Trabalhar é uma virtude, eu concordo e não minto,
E então, queridinha, venha segurar o meu...
” 

Cada livro possui uma surpresa prazerosa, em As Mentiras de Locke Lamora somos apresentados aos Nobres Vigaristas trabalhando como ladrões mesmo, digamos que, em campo, em Mares de Sangue exploramos com eles os cenários náuticos e em República de Ladrões estamos com eles no palco de um teatro. Posso afirmar que um livro é melhor do que o outro e cada um superou a expectativa deixada pelo anterior, esse último então, nem se fala.

Bom, por fim devo falar também que em meio a toda a tensão, há muitos momentos cômicos, como você já puderam perceber, e todos estavam ali na medida certa, dentre eles a criatividade dos nossos protagonistas na hora de xingar, não pense nos comuns FDP, M* ou droga, é mais como: você é mais lento do que um peido embaixo da água, ganancioso filho de um penico e de um peido fedorento e assim por diante. Minha vontade era a de marcar todos, rsrs... 

– Os nomes falsos são divertidos – falou Calo. – Me chamem de Tapadão Paupequeno.
– Nós precisamos de identidades falsas, não de resumos biográficos – replicou Galdo.

Não vejo a hora de ter em mãos o quarto volume, O Espinho de Emberlane, preciso urgentemente saber o que Scott Lynch reservou ao nosso protagonista e mais sobre o passado misterioso do Nobre Vigarista. Eu estou apostando que vem guerra por aí...

Obrigada à Editora Arqueiro pelo enviou desse exemplar para resenha, ele vai ser guardado com muito carinho!




















Confira o blog em outras redes sociais:
Instagram /// Twitter /// Facebook /// Bloglovin /// Goodreads /// Skoob

You Might Also Like

25 comentários

  1. Capa e a primeira citação me conquistaram logo de cara, nem precisa ler o resto da resenha para ter certeza que preciso desse livro e que vou amar essa série. Sem contar que livros com mapa são outro nível.

    Coração Leitor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. rsrs... Eu tenho um fraco por livro com mapas, tenho aquela teoria que eles são os melhores XD

      Excluir
  2. Não conhecia essa série. Parece boa mesmo. Vou indicar para o meu irmão. Se ele comprar eu leio dele HAHA. Mais fácil dele gostar do que eu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rá! Boa Mariana, seja esperta, mas quem sabe você e ele não gostam? Tão bom quanto tem alguém para compartilhar nossas impressões de leituras, principalmente daquelas que a gente tanto gosta.

      Excluir
  3. Oi. tudo bem?
    Já tinha ouvido falar sobre essa série, mas vi poucas resenhas sobre esses livros.
    Achei a premissa super interessante e sua resenha me animou demais pra conhecer essa série que parece incrível.
    Os personagens parecem bem interessantes e quem sabe não me arrisco e leio futuramente.

    Beijos :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maiara! Eu realmente adorei esse livro e a premissa da série é muito boa. Espero que você tenha a oportunidade de ler e gostar tanto quanto eu.

      Excluir
  4. Oii, tudo bem?
    Nunca ouvi falar da série, ela não faz parte do meu tipo, acho que eu demoraria para terminar ela haha, amei as fotos dentro do livro *---*
    Beijos!
    www.mandyline.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Amanda! Que pena você não gostar do gênero.
      Eu adorei a edição desse livro!

      Excluir
  5. Oiii
    Essa é uma das séries que eu quero ler já tem um bom tempo.
    Pena que eu ando com tantos livros atrasados e nenhum dinheiro pra comprar novos.
    Mas, eles estão na minha lista, espero poder lê-los em breve.
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Kris! Um pena mesmo, mas não desista. Estamos no mesmo barco, estou com alguns livros atrasados também, que tenho a esperança de colocar em dia durante as férias, mas acho difícil, pois mesmo nesse período da faculdade estarei estudando. Fazer o quê?! rsrs...

      Excluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Não conhecia esses livros. Gostei muito da capa, e também da sua resenha *-*
    Acho que a melhor parte dos livros mais "tensos" são os momentos descontraídos, com frases cômicas, etc., como você citou as desse livro.
    Gostei bastante do enredo e pretendo ler algum dia.
    Beijos
    Coisinhas Aleatórias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mariana!
      Em meio a esses momentos tensos, sempre é bem vinda uma pausa para o leitor respirar, ou não, depende da escolha do autor, desde que escreva bem.

      Excluir
  8. Primeiramente, logo de cara já me encantei por esse livro por conter essa capa linda e que nos deixa super intrigados.
    Sua resenha também ficou ótima. Apesar de não conhecer essa série, quero ter a oportunidade de lê-la um dia.
    Beijos
    http://myself-here1.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A capa está linda mesmo! Espero que você tenha a oportunidade de ler logo!

      Excluir
  9. Oi, tudo bem?
    Tão bom quando o autor se supera!
    Adorei essa edição do livro e a capa é linda!
    Bjs

    http://a-libri.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem me fala Angélica, quando eles se superam dá aquela empolgação na hora da leitura, eu fico elétrica rsrs...

      Excluir
  10. Olá, ótima resenha. Eu ainda não li nenhum dos livros da série, mas confesso que após ler essa sua resenha, estou bem tentada a lê-los, pelos quotes e pelo que você disse, parece ser uma leitura bem divertida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. :) Obrigada pelo comentário! Mari a leitura é divertida, ao menos tempo que nos deixa apreensivos pelo que Scott Lynch reservou aos seus personagens.

      Excluir
  11. Oie
    Sua resenha ficou ótima e a edição está bem legal, o enredo chama a atenção e deve chamar a atenção de quem gosta do gênero

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Catharina! :) Thanks pelo comentário.
      A edição está com uma das capas mais lindas da série, tenho certeza de quem curte fantasia vai adorar a série Nobres Vigaristas, ao menos para mim os personagens são muito carismáticos (e tem um lugar cativo no meu coração rsrs...)

      Excluir
  12. Sua resenha ficou maravilhosa!! Parabéns!
    Estou com o primeiro volume aqui para ler e me segurando, esperando lançar o resto da série para começar!!
    Acho as capas maravilhosas e a trama parece ser incrível!

    Infinitos Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Samy, tudo bem? Eu adoro a trama desse livro e descobri que há uma história bem diferente por trás. O quarto livro será lançado pelo autor em 2016, pois ele enfrentou alguns problemas esse ano por causa de uma depressão, espero que a Arqueiro não demore a lançar o próximo :)

      Excluir
  13. Oi, Marina!
    Quando vi essa série fiquei um pouco curiosa porque gosto do gênero e a premissa é bem legal, mas acabei preferindo deixar para começar a ler depois de todos os livros lançados. Acho que em 2016 vou começar a ler e espero gostar bastante. :)

    Beijos,

    Rafa [ blog - Fascinada por Histórias]

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rafaelle! Espero que você goste dessa leitura tanto quanto eu!

      Excluir