A Profecia do Paladino escrito por Mark Frost

maio 08, 2016


O livro A Profecia do Paladino, primeiro livro da série do autor Mark Frost, conhecido roteirista, diretor e escritor americano, suas principais obras são a série “Twin Peaks”, e o livro best-seller “The Greatest Game Ever Played” que originou o filme de mesmo nome em 2005, e o roteiro de “Quarteto Fantástico”. Não conhecia o autor até receber o exemplar da Galera Record (muito obrigada pelo envio!), mas pela sinopse do livro fiquei bem interessada, já que prometia uma grande aventura de ficção. Assim comecei a leitura com essa expectativa. Não vou mentir, já começa com ação e perseguição. Mas mesmo assim, achei o início um pouco clichê. A verdade é que os detalhes lidos só vão se encaixando, conforme a leitura flui para o final. Pois, assim, temos a mesma sensação do personagem principal, que é de pura ignorância quanto ao que está acontecendo em sua vida. Ao mesmo tempo, tentamos desvendar os mistérios com ele. Mark Frost, escreve um mundo completamente novo, e precisamos nos adaptar a “linguagem”, os nomes de todas as coisas novas (entendedores, entenderão, rs). Há também uma crítica marcante, mas ao mesmo tempo sutil de Frost a organização da sociedade de hoje, que realmente nos faz pensar.

Aí está a grande sacada das classes dominantes. A mentira que elas convenceram as massas a acreditar desde o começo dos tempos: que se curvar à vontade dos que estão no poder é o melhor para todos. Mesmo que isso custe aos menos privilegiados o seu dinheiro, a sua vida ou até a sua felicidade. Mesmo que isso leve à morte deles, o que acontece com uma frequência maior do que se supõe.
No mapa, mais imagens surgiram: campos de batalha cobertos de cadáveres. Carroças carregando pilhas de caixões de madeira. Cemitérios militares. Fileiras de cruzes brancas a se perder de vista nas brumas.


A história é sobre um menino de 15 anos, Will West, que mora com os pais em Ojai, cidadezinha ao Sul da Califórnia, na verdade, Will, já estivera vivendo em diversos lugares diferentes, pelo trabalho do pai, que é cientista. As coisas já começam a dar errado para Will no primeiro capítulo, em que precisa fugir de homens estranhos em sedãs pretos, sem saber o motivo, enquanto treinava de manhã para o cross-country, esporte que pratica. A questão é que quando consegue chegar a escola, a Dra. Lilian Robbins o espera para recrutá-lo para o Centro, uma das escolas mais prestigiadas do país, de acordo com a nota excepcional que tirou em uma prova que fez na escola. Os seus pais sempre disseram que ele deveria chamar pouca atenção, e com a perseguição e a prova, isso só faz com que o menino se preocupe com a sua segurança e a de seus pais. Sempre seguindo a “Lista de Regras do Papai de Como Viver” (que com certeza vou fazer uma cópia e colar no espelho, rs, de tão incríveis), Will vai de encontro a grandes desafios, e novas amizades que encontrará no Centro. 


Gostei muito da forma que o autor descreve todas as habilidades e as descobertas dos personagens, que são todos muito carismáticos e com personalidades únicas, a única personagem que não fez muito sentido para mim ao longo do livro foi Brooke, que pareceu um grande clichê. Mas, como é apenas o primeiro livro, acho que ainda vou ver muito mais dela por aí. O que dá para perceber é a evolução de todos, de meros estranhos, para amigos incríveis que dariam suas vidas pela amizade. Incrivelmente, não tem tanto romance como achei que iria ter, e fico feliz que o autor focou muito mais no enredo, na ação, e no suspense que foram muito bem escritos. Recomendo a série para quem quer uma história divertida (há muita comédia na narrativa, também), que faz pensar nas nossas tradições e no futuro da humanidade, cheia de mistérios, que só vão poder ser desvendados com clareza em muitas páginas futuras, e com um final que deixa um gostinho de quero mais. 

- Porque ninguém está imune: a imperfeição faz parte da vida – declarou o homem. – Não é de ideias novas que esse mundo precisa. É de sabedoria antiga. Se desenvolver a sua visão, você enxergará um caminho para seguir adiante. Torne-se um guerreiro na luta entre as trevas e a luz.

Obrigada Galera Record pelo envio do exemplar!
Confira o blog em outras redes sociais:
Instagram /// Twitter /// Facebook /// Bloglovin /// Goodreads /// Skoob

You Might Also Like

0 comentários